Joseph R. Biden se tornou oficialmente nesta quarta-feira o 46º presidente dos Estados Unidos da América. Kamala Harris se torna a 49ª vice-presidente da história americana. Os dois tomaram posse em uma cerimônia em frente ao Capitólio dos EUA, em Washington D.C.
A participação da cerimônia foi limitada por causa das precauções sanitárias, mas contou com a presença de vários ex-presidentes e ex-vice-presidentes dos EUA, incluindo Barack Obama, George W. Bush, Bill Clinton, Mike Pence, juntamente com as respectivas ex-primeiras-damas Michelle Obama, Laura Bush e Hillary Clinton.
O presidente da comissão mista de Cerimônias Inaugurais do Congresso, Roy Blunt, foi o mestre de cerimônia, a líder sindical dos bombeiros da Geórgia, Andrea Hall, liderou os participantes durante o Juramento de Fidelidade, a artista, Lady Gaga, cantou o hino nacional, e o reverendo, Dr. Silvester Beaman, concluiu a cerimônia com uma benção. Como tem sido a tradição em todas as posses presidenciais desde a de Thomas Jefferson em 1801, “The President’s Own” – banda dos Fuzileiros Navais dos EUA – executou a música durante o juramento. A cerimônia foi transmitida ao vivo em rede nacional.
A comissão mista de Cerimônias Inaugurais, supervisionada pelo comitê de Regras e Administração do Senado dos EUA, escolheu o tema da cerimônia “Nossa Democracia Determinada: Forjando uma União Mais Perfeita” para enfatizar a “marca da governança e democracia norte-americana”.
O chefe de justiça da Suprema Corte, John Roberts, tomou o juramento do presidente Biden, que o fez segurando a Bíblia que está em sua família desde 1893, sendo a mesma usada durante seu juramento ao senado e à nação como vice-presidente.