O senador James Lankford apresentou três projetos de lei com o objetivo de atacar a China em diferentes áreas.
A China pode enfrentar uma repressão à sua influência nos EUA em várias frentes caso uma série de novos projetos de lei seja aprovada.
O senador James Lankford, do Oklahoma, liderou a introdução de três projetos de lei com o objetivo de reduzir a influência chinesa esta semana. As medidas tratam especificamente da aquisição de terras agrícolas nos EUA pela China, seus investimentos predatórios e suas conexões com instituições educacionais dos EUA.
O Countering Adversarial and Malicious Partnerships at Universities and Schools Act (CAMPUS) proibiria pesquisas conjuntas entre universidades dos EUA e as da China ligadas ao seu setor militar, além de barrar o envio de fundos federais para escolas que façam parcerias com entidades vinculadas a ele.
O próximo projeto de lei, conhecido como Belt & Road Oversight Act, tem como objetivo monitorar as práticas de empréstimos predatórios da China e combater qualquer coação econômica. A medida estabeleceria oficiais em todas as embaixadas ao redor do mundo, responsáveis por acompanhar os investimentos chineses em infraestrutura crítica.
O terceiro projeto de lei realizaria uma supervisão sobre a compra de terras agrícolas nos EUA que possam representar uma ameaça à segurança nacional. Nomeado Security and Oversight of International Landholdings (SOIL) Act, a medida proíbe especificamente qualquer assistência federal para determinados imóveis que sejam propriedade de entidades estrangeiras e expande os requisitos de divulgação para compras de terras feitas por tais entidades.
A senadora Marsha Blackburn, do Tennessee (R-Tenn.), co-patrocinou tanto os projetos de lei CAMPUS quanto SOIL.