O relvado sintético da Quinta das Lages em Penafiel foi criado já em 2011-2012 e serve para o divertimento da população, para os alunos e por vezes, para treinos das camadas jovens do FC Penafiel. No entanto, pode-se constatar com uma rápida visita, que este segue sem manutenção e em más condições de uso.

Com as redes arrebentadas e o piso solto em algumas partes, em que se torna até perigoso para jogar, o campo está vandalizado e com aspeto de abandono.
Segundo as denúncias, o campo gera anualmente aproximadamente 10.000€/ano em receita, mas não se sabe o destino dado ao dinheiro.

Enquanto isto, em Paredes, a Câmara Municipal avança com a celebração de contratos com quatro clubes do concelho para a conservação e manutenção dos relvados sintéticos, a superar os 20 mil euros investidos, a beneficiar os campos do Aliados de Lordelo, Aliança de Gandra, Rebordosa Atlético Clube e Sport Clube Nun’Álvares:

“A CM de Penafiel podia seguir este exemplo e olhar pelo nosso campo, que segue abandonado. É vergonhoso ver uma cidade que arrecada tanto não conseguir investir na manutenção de um campo que gera receita”, referiu um membro do grupo de Facebook Penafiel Alerta.

“Há de se ter em conta que é responsabilidade também dos cidadãos de não vandalizar o espaço. Não é apenas responsabilidade da Câmara Municipal, mas de cada um de nós”, referiu outro membro do grupo de Facebook.