A poluição no Rio Sousa está a chegar a níveis alarmantes, o que tem motivado cidadãos e organizações a se mobilizarem e a denunciar descargas ilegais e o lixo que se encontram nestas águas.

Hoje mesmo, foram registadas e denunciadas pela população descargas de resíduo no rio Sousa através das redes sociais e à GNR.

Movimentos nas redes sociais como o Movimento Rio Sousa, de Penafiel, estão a fazer campanhas na internet para mobilizar a população em acções de conscientização, assim como chamar a atenção das autoridades para a questão.

Nas redes sociais a indignação com a poluição do rio e os problemas causados à população que vive às suas margens é constante. Vídeos e fotografias postados nas redes sociais mostram que as águas residuais de esgotos estão a ser lançadas ao rio sem qualquer tratamento.
De igual modo, o rio Ferreira, afluente do Rio Sousa, que tem seu curso em sua maioria no concelho de Paços de Ferreira, está em situação preocupante. O rio está poluído e o mau cheiro obrigou algumas famílias que moravam a sua beira a se mudarem para outros sítios.
