O SC Braga venceu ontem, 7 de Outubro, em casa do Penafiel, da II Liga, por 3-1, e assumiu a liderança do grupo A da Taça da Liga, em jogo da primeira jornada. Com este triunfo, o Braga lidera o Grupo A, com três pontos, seguido por Marítimo e Paços de Ferreira, ambos com um, com o Penafiel em quarto, ainda sem pontuar.
A vantagem da formação minhota só não foi mais desnivelada devido a um punhado de grandes defesas até ao intervalo de Luís Ribeiro, hoje chamado a defender a baliza do Penafiel, num setor defensivo que contou com Capela adaptado a defesa direito.
A estratégia das duas equipas ficou condicionada pelo golo madrugador de Rui Fonte, logo no primeiro ataque dos bracarenses, aproveitando a apatia dos defesas locais, incapazes de tirar a bola da sua área, num lance iniciado e, depois, concluído à direita.
O Braga conseguiu desbloquear o jogo aos dois minutos, mas a equipa nunca dormiu à sombra desta vantagem, mantendo sempre, de forma mais evidente no primeiro tempo, uma intensidade, agressividade e rapidez, com e sem bola, acima do seu opositor, o que, aliado à sua melhor qualidade, concorreu para uma clara superioridade e inúmeras oportunidades de golo.
Valeu ao Penafiel o guarda-redes Luís Ribeiro, apenas impotente para impedir o segundo golo bracarense, por Pablo, aos 17 minutos, em mais um lance de apatia da defensiva rubro-negra, ao permitir que a bola circulasse na sua área, falhando na marcação ao defesa dos minhotos.
O médio brasileiro do Penafiel, que tinha entrado pouco tempo antes, redimiu-se aos 72 minutos, ao marcar o tento de honra da formação da II Liga, após um canto em que a defesa facilitou nas marcações.