Em entrevista à CNN, o presidente Marcelo Rebelo de Sousa disse que já está negociando com o Brasil um acordo bilateral sobre a circulação de pessoas entre os dois países. Ele também afirmou que espera que a situação avance em novembro ou dezembro.
De acordo com o político, estão sendo avaliadas no momento as diferentes fases da pandemia em Portugal. Vale lembrar que a variante delta da Covid-19 chegou antes, por isso deve ter o seu contágio desacelerado. No Brasil, a nova cepa começa a aparecer em vários pontos do país. “(Por conta desses ritmos diferentes) será preciso haver mais reuniões, mas apostamos num acordo bilateral que não precisa ter interferência da União Europeia necessariamente, assim como temos com o Canadá e com a Suíça”, disse.
“Quanto aos portugueses que moram no Brasil e brasileiros que moram em Portugal, nos perguntam se será possível haver esse trânsito entre os países sem quarentena e outra slimitações de deslocamento. Diria que espero que esse processo avance em novembro ou dezembro”, acrescentou o presidente Marcelo Rebelo de Sousa.