Comunicado do Ministério da Administração Interna divulgado nesta quarta-feira confirma que o governo português vai suspender todos os voos de e para o Brasil a partir da próxima sexta-feira, 29 de janeiro. A princípio, a restrição valerá até o dia 14 de fevereiro.
Segundo o documento, “o Governo decidiu suspender os voos de e para o Brasil, a partir das 00h00 do dia 29 de janeiro, tendo em conta a evolução da situação epidemiológica a nível mundial, o aumento dos casos de infeção por SARS-CoV-2 em Portugal e a deteção de novas estirpes do vírus”.
A expectativa é que as mesmas medidas sejam aplicadas ao Reino Unido. No momento, só é permitido o deslocamento por via aérea se as viagens forem de natureza humanitária, repatriamento e de cidadãos com autorização de residência em Portugal.
O governo também destaca que os testes PCR à covid-19 com resultado negativo serão igualmente exigidos à entrada em território nacional, pelo que deverão ser feitos 72 horas antes do embarque. Ao chegar à à Portugal, os viajantes terão de cumprir uma quarentena de 14 dias “no domicílio ou em local indicado pelas autoridades de saúde”, precisa o documento do Governo.
Na situação de alguém viajar de um aeroporto português para o Brasil, terá de ter igualmente um teste negativo. Caso contrário, o passageiro poderá “ser recusado o embarque” “Ao chegar aos aeroportos nacionais têm ainda, obrigatoriamente, de aguardar pelo voo de ligação aos respetivos países em local próprio no interior do aeroporto”, conclui o Ministério da Administração Interna.