A rede social X, de Elon Musk, entrou com uma ação judicial contra várias grandes empresas do setor alimentar, acusando-as de boicote publicitário. As empresas visadas incluem Unilever, Mars, CVS Health e a empresa de energias renováveis Orsted, além da Federação Mundial de Anunciantes (WFA). A X alega que estas empresas privaram a rede social de milhares de milhões de dólares em receitas publicitárias, conforme relatado pela BBC.
Desde a aquisição do Twitter por Elon Musk em 2022, muitas empresas reduziram ou cessaram seus investimentos em publicidade na plataforma. Elas alegaram preocupações sobre a falta de medidas eficazes para remover conteúdos prejudiciais. Musk, por sua vez, afirmou que a empresa perdeu cerca de metade das receitas publicitárias seis meses após a compra.
Elon Musk tem mantido uma relação tensa com os anunciantes que boicotaram a rede social, chegando a culpá-los publicamente pelo potencial fracasso da X. Em uma declaração contundente, Musk prometeu documentar detalhadamente os eventos caso a rede social entrasse em colapso, permitindo que o mundo julgasse os responsáveis.
Linda Yaccarino, CEO da X, afirmou em uma mensagem em vídeo que nenhum grupo deveria monopolizar a monetização de conteúdos. Elon Musk acrescentou que, apesar de tentativas cordiais de resolver a situação nos últimos dois anos, a resposta das empresas foi insatisfatória, levando-o a tomar medidas legais.