Marcelo Rebelo de Sousa vai reunir-se na próxima segunda-feira com os presidentes dos cinco maiores bancos portugueses para discutir o apoio que a banca pode dar às empresas e famílias.
De acordo com semanário Expresso, o Presidente da República vai reunir por videoconferência com os presidentes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), BCP, Novo Banco, Santander e BPI para discutir a situação decorrente da pandemia de covid-19.
Segundo o semanário, Marcelo vai começar por tentar perceber que retrato fazem os bancos da situação económica e o que perspetivam em termos de impacto e duração da crise. Além disso, o Presidente vai querer saber como é que o bancos irão controlar a sua liquidez num cenário em que o crédito malparado vai disparar.
Marcelo vai também pedir-lhes uma avaliação das medidas de ajuda à economia aprovadas pelo Governo e quer ouvi-los sobre mais medidas que possam ser tomadas. Por último, vai pedir-lhes para assumirem o papel decisivo que terão no curso dos acontecimentos do ponto de vista económico.
Marcelo quer pôr a banca a ajudar rapidamente e de forma robusta empresas e famílias e espera ouvir garantias de que riscos de utilização por parte de alguns bancos das garantias que receberam do Estado para abater dívidas passadas das empresas estarão fora de causa.
Por outro lado, os banqueiros levarão uma crítica aos apoios dados às empresas. Ao contrário dos outros países europeus, Portugal foi o que menos linhas de crédito garantidas pelo Estado disponibilizou.