Em abril de 2019, o ganho mensal médio dos trabalhadores da Função Pública era de 1.730,80, valor 45,68% acima da média da totalidade dos portugueses, cujo rendimento estava fixado nos 1.188,10 euros no mesmo mês.
Os número são avançados esta segunda-feira pelo Jornal Económico, que cita os últimos dado divulgados pelo Ministério do Trabalho.
Em média, a profissão mais bem paga no setor público é a de jornalista, cujo ganho mensal está fixado nos 2.791,20 euros. Médicos, professores, juízes, militares e responsáveis de atividades financeiras são outros dos cargos mais bem pagos.
O jornal de Economia frisa que há muito mais trabalhadores com curso superior na Administração Pública do que no setor privado – são mais do dobro -, levando esta situação a inflacianar a remuneração média pública face à privada.
Os números são avançados numa altura em que os sindicatos da Função Pública se preparam para fazer uma greve contra os aumentos de 0,3% propostos pelo Governo.
Entretanto, o Executivo liderado por António Costa já fez saber que aumento para os funcionários públicos em 2020 será superior aos 0,3% previstos no Orçamento do Estado, que foi no início de janeiro aprovado na generalidade.
A percentagem do aumento não está ainda definida, mas, ainda que fique acima dos 0,3% previsto, o aumento dificilmente atingirá os 1% de inflação prevista no OE2020. Segundo o Público, não atingirá também os 3% que os sindicatos começaram por exigir.