Um relatório da Agência Europeia do Ambiente revelou que Faro e Funchal estão entre as cidades europeias com a melhor qualidade do ar. A cidade de Faro, no Algarve, ocupa o terceiro lugar no ranking, ficando atrás apenas de Uppsala e Umeå, ambas localizadas na Suécia. O estudo, divulgado nesta quinta-feira, avaliou os níveis médios de partículas finas em 375 cidades ao longo de 2022 e 2023.
De todas as cidades analisadas, apenas 13 apresentaram concentrações médias de partículas finas abaixo do limite de referência estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Este é um dado significativo, uma vez que três em cada quatro europeus vivem em áreas urbanas e, na sua maioria, estão expostos a níveis perigosos de poluição atmosférica.
A melhoria da qualidade do ar para níveis recomendados pela OMS poderia reduzir consideravelmente as mortes prematuras associadas à poluição atmosférica. A União Europeia estabeleceu uma meta de diminuir essas mortes em pelo menos 55% até 2030. Este ano, as instituições europeias chegaram a um acordo para atualizar as diretrizes relativas à qualidade do ar, a fim de alcançar esse objetivo.