Um surto de gripe aviária (H5N1) nos zoológicos do sul do Vietname resultou na morte de pelo menos 47 tigres desde agosto, segundo fontes locais. O surto afetou dois parques importantes: o zoológico Vuon Xoai, próximo à cidade de Ho Chi Minh, e o parque de safari My Quynh, na província de Long An. Além dos tigres, também morreram três leões e uma pantera devido à infeção viral.
As autoridades acreditam que os animais adoeceram após serem alimentados com carne de galinhas infetadas pelo vírus. Amostras retiradas de dois dos tigres mortos confirmaram a presença da gripe aviária, o que levou as autoridades a investigarem a origem do frango contaminado.
Embora o H5N1 afete principalmente animais, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para o risco de infeção humana após contacto com aves infetadas ou ambientes contaminados. Desde 2003, foram registadas cerca de 900 infeções humanas por H5N1, das quais mais de metade resultaram em morte.
A OMS sublinha ainda o perigo de consumir carne e ovos crus ou mal cozidos nas áreas afetadas pelo surto, dada a elevada probabilidade de contágio. Este surto reforça o alerta global sobre a ameaça da gripe aviária tanto para animais como para humanos.