Roberto Justus, um dos maiores empresários do Brasil, que chegou a apresentar a versão brasileira do reality show The Apprentice, estrelado nos EUA por Donald Trump. Justus teve uma declaração controversa exposta na imprensa brasileira na manhã de hoje onde referia que a crise económica e a pobreza serão responsáveis por mais mortes do que o novo coronavírus.
Na gravação, que foi divulgada pela imprensa brasileira, ele refere que o coronavírus não é mais grave do que a paralisação dos meios de produção naquele país: “na hora do colapso econômico, dos pobres não terem o que comer, o desemprego em massa, as empresas fecharem, não dá pra comparar o desastre que vai ser a vida das pessoas, com um ‘viruzinho’ que é uma ‘gripezinha’ leve pra 90% das pessoas. Estás preocupado com a vida das pessoas? Fica preocupado não com o vírus entrando na favela que não vai matar ninguém, vai matar só velhinhos e pessoas que já são doentes. Os pobres não são todos doentes. Na favela não vai acontecer p**** nenhuma se entrar lá [o vírus], nenhum caso. As crianças de 0 a 10 anos nem pegam a doença.”
As declarações de Roberto Justus dividiram opiniões e estão a causar grande movimentação nas redes sociais, onde a gravação de áudio está a ser partilhada exaustivamente.
Roberto Justus x Marcos Mion
Segundo as fontes, o áudio é parte de uma discussão que Justus teve com o apresentador de TV Marcos Mion, bastante conhecido no Brasil. Em nota divulgada pela assessoria de Mion, é dito que o áudio é “apenas uma parte de uma conversa de um grupo de amigos e se referia a um vídeo, não do Mion, mas de um pesquisador, o biólogo, especializado em virologia, Átila Iamarino”.
Tanto Justus quanto Mion já demonstraram que estão procurando seguir as recomendações da OMS de ficar em casa e evitar aglomerações. Na semana passada, Justus afirmou que cancelou o chá de bebé que teria com sua esposa, Ana Paula Siebert, e declarou que “o importante no momento é pensar no coletivo e torcer para que tudo isso acabe brevemente e que as nossas vidas se normalizem”.
Já Mion tem publicado desde o dia 12 de março uma série de vídeos nos quais traz alertas, informações e recomendações para conter o avanço da pandemia. Através do Instagram Stories, o apresentador tem mostrado sua rotina dentro de casa, inclusive com os filhos.
Carregue para ouvir a gravação de Roberto Justus divulgada pela imprensa brasileira: