O Departamento de Energia dos Estados Unidos anunciou a semana passada que vai construir um centro de investigação de ponta no campo da Física Nuclear no Laboratório Nacional de Brookhaven, em Nova Iorque.
Em comunicado, o Governo norte-americano explica que se trata de um acelerador de partículas, o Electrider-Ion Collider (EIC), que será construído nos próximos dez anos.
“O ECI promete manter os Estados Unidos na vanguarda da investigação nos campos da Física Nuclear e da tecnologia de acelerados de partículas, componentes críticos da liderança dos Estados Unidos na Ciência”, disse o secretário de Estado da Energia norte-americano, Dan Brouillette, citado na mesma nota de imprensa.
“Esta instalação aprofundará a nossa compreensão da natureza e espera-se que seja uma fonte de insights que acabem a levar a novas tecnologias e inovações”, continuou.
O custo de construção do está estimando entre 1,6 e 2,6 mil milhões de dólares.
Assim que estiver construído e pronto a operar, os cientistas poderão esmagar feixes de eletrões de alta energia em protões e núcleos atómicos maiores, procurando assim desvendar eventuais segredos do mundo da Física de Partículas.
“O Electrider-Ion Collider abrirá uma nova fronteira na Física Nuclear”, considerou Doon Gibbs, diretor do Laboratório Nacional de Brookhaven. “[O EIC] vai expandir o nosso conhecimentos sobre os constituintes fundamentais dos átomos que compõem toda a matéria visível do Universo nos dias de hoje e a força que mantém tudo junto”, concluiu.