O Neurocientista luso-brasileiro Fabiano de Abreu lançou livro de neuroanatomia dos neurónios e glias, intitulado “Razão da vida: As células do sistema nervoso”, destinado a profissionais da área da saúde que desejam aprofundar seus conhecimentos e a pessoas que tenham interesse sobre o cérebro humano.
A obra do académico que pertence aos 0.1% dos mais inteligentes do planeta procura chamar a atenção para a importância dos estudos do cérebro humano e a necessidade de avançar nos estudos em neurociência.
“O que é ser um neurocientista?”, questiona o académico, frisando que, “segundo regras internacionais, é necessário que haja uma graduação equivalente, mestrado e/ou doutorado em neurociências e ter pesquisas e artigos publicados”.
Discorrendo sobre o estímulo ao surgimento e especialização de neurocientistas, Fabiano de Abreu afirma que, “no entanto, atualmente essas regras têm sido deixadas de lado à medida que pessoas concluem a sua pós-graduação e se autodenominam neurocientistas”.

Daí que, “procurando chamar a atenção para a importância dos estudos do cérebro humano e a necessidade de avançar nos estudos em neurociência”, o Pós PhD em neurociências e membro da Society for Neuroscience nos Estados Unidos lançou o livro, cujo desafio é igualmente o de “trazer conteúdos profundos de forma didática”, sobretudo a estudantes da área da saúde a quem lhes será também distribuído gratuitamente, diz.
A “Razão da vida: As células do sistema nervoso” é um livro destinado a biólogos, biomédicos, médicos, psicólogos e profissionais da saúde que se podem basear neste conteúdo “para aprimorar o conhecimento”, embora a obra seja também importante “para curiosos com sede de conhecimento que querem aprender mais sobre o cérebro humano”, indica o autor em nota enviada ao jornal É@GORA.
A neurociência contempla diversos estudos acerca do cérebro humano, o seu desenvolvimento e funcionamento, o que faz com que alguns conteúdos sejam muito complexos para serem explicados em poucas páginas, no entanto, é esse desafio que Fabiano de Abreu se dedicou a superar.
“É um livro didático. Tentei colocá-lo de forma resumida, mas profunda, chamo de profundo o conteúdo completo, que se desenvolve a partir da origem. O livro é a neuroanatomia dos neurónios e das células de suporte, assim como as substâncias relacionadas à vida como um todo, já que controlam o nosso humor, fome, emoções, sentimentos e também descrevo a relação dessas substâncias com as doenças e distúrbios mentais”, explica.
O livro ‘Razão da vida: As células do sistema nervoso’ está disponível mundialmente na Amazon e Google Books. (MM)