Fazer exercício antes do pequeno-almoço é, segundo uma investigação recente, melhor para a nossa saúde. Contudo, esta prática não ajuda na perda de peso.
O exercício físico é recomendado para pessoas com excesso de peso ou obesidade, como forma de reduzir o risco de diabetes tipo 2 e outras doenças cardiovasculares. Mas as pessoas nem sempre têm tempo para exercitar tanto quanto gostariam. Portanto, é importante encontrar maneiras de aumentar os benefícios do exercício para a saúde.
Um estudo publicado no mês passado na revista JCEM encontrou uma maneira de fazer exatamente isso, e tem a ver com o timing. Isto significa que poderá fazer menos exercício se outros compromissos, como família e trabalho, sempre parecerem atrapalhar.
Para explicar como é que isto funciona, é importante perceber um pouco mais sobre a insulina. A insulina é uma hormona que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. Um dos principais efeitos da insulina após uma refeição é permitir que o açúcar no sangue seja transportado para os músculos, onde pode ser armazenado ou usado como combustível para obter energia.
Quando as pessoas não fazem exercício físico suficiente e ficam com excesso de peso ou obesas, os seus corpos precisam de produzir mais insulina para que a hormona tenha esse efeito importante. Por outras palavras, tornam-se menos sensíveis à insulina. Esta é uma das razões pelas quais o excesso de peso aumenta o risco de contrair diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.
Um dos principais benefícios para a saúde do exercício físico é que ele melhora a nossa resposta à insulina e podemos controlar melhor os níveis de açúcar no sangue. Fica agora mais claro que a altura que comemos, em relação à hora que praticamos exercício, pode ser importante para essa resposta à insulina.
Os investigadores analisaram as respostas a seis semanas de exercício, que foi supervisionado por 50 minutos, três vezes por semana. Num grupo, homens com excesso de peso ou obesos exercitaram antes pequeno-almoço (em jejum) e mostraram uma melhor resposta à insulina após o treino.
Ou seja, eles tiveram que produzir menos insulina para controlar os níveis de açúcar no sangue. Isto sugere que eles tiveram um risco menor de doenças como diabetes tipo 2 após o treino. Contudo, os homens que realizaram o mesmo exercício após o pequeno almoço não mostraram uma melhor resposta à insulina no sangue.
Os homens que treinaram antes do pequeno-almoço também queimaram cerca do dobro da quantidade de gordura durante o exercício em comparação com o grupo que fez exercício após comer.
Não fique à espera de perder mais peso
Uma típica ideia errada sobre o exercício em jejum é que o aumento da queima de gordura leva a uma maior perda de peso. Mas para a perda de peso, o fator importante é o balanço energético — a quantidade de energia consumida, menos a quantidade de energia gasta pelo corpo.
Há algumas evidências de que, num curto período (24 horas), não tomar o pequeno-almoço e fazer exercícios pode criar um balanço energético mais negativo, em comparação com comer e fazer exercício. No entanto, as evidências também sugerem que, quando é apenas o horário das refeições, em relação ao exercício, que é alterado, a quantidade de peso perdido será semelhante, mesmo que a queima de gordura seja diferente.
Portanto, o aumento da queima de gordura durante o exercício não leva a uma maior perda de peso, a menos que o balanço energético seja diferente.
Agora é importante repetir o estudo em mulheres, embora seja provável que o mesmo efeito seja verificado. Isto ocorre porque homens e mulheres que tomam pequeno-almoço antes do exercício reduzem a queima de gordura durante o exercício.
Esta investigação também foi feita para exercícios de resistência de intensidade moderada, como ciclismo e corrida, e os resultados não se aplicam necessariamente a exercícios de alta intensidade ou levantamento de peso.
Encontrar maneiras de aumentar os benefícios de saúde do exercício físico pode ajudar a reduzir a crescente prevalência de doenças como o diabetes tipo 2. Este novo estudo sugere que, para bem da sua saúde, seria melhor mexer os pés antes de abrir a boca.