
[embedded content]
A NASA revelou esta terça-feira um panorama em vídeo do céu austral (hemisfério celestial sul), construído graças a 208 imagens captadas pelo caçador de planetas TESS (Exoplanets in Transit) durante um ano.
Em comunicado, a NASA explica que o TESS dividiu o céu da região em causa em 13 setores e as suas câmaras captaram fotografias de cada secção durante um mês. A 18 de julho deste ano, o mosaico final que mostra “a beleza da paisagem cósmica” foi concluído.
“A análise dos dados do TESS concentra-se em estrelas e planetas individuais, mas eu queria dar um passo atrás e destacar tudo de uma só vez, enfatizando realmente a vista espetacular que o TESS dá de todo o céu”, disse o cientista da agência espacial norte-americana Ethan Kruse, que trabalhou na construção do projeto.
Durante este trabalho, os especialistas da NASA descobriram 29 planetas fora do Sistema Solar (exoplanetas) e mais de 1.000 objetos desconhecidos, que estão agora a ser investigados pela mesma equipa de cientistas.
O TESS captou ainda um cometa no nosso Sistema Solar, várias explosões de estrelas e o flash de uma estrela que foi “dilacerada por um buraco negro supermassivo”.
Depois de completar este panorama, o caçador de mundos da NASA começará a fazer o mesmo mapa para o céu boreal (hemisfério celestial norte).