Um novo estudo revela que pessoas com dietas que não envolvem o consumo de carne, como vegetarianos e veganos, correm um maior risco de partir ossos, nomeadamente ancas.
Este efeito pode derivar da falta de cálcio e proteína na dieta dos vegetarianos e veganos. Além disso, explica a New Scientist, estas pessoas são tendencialmente mais magras, levando a que tenham menos gordura para amparar uma queda. Outros estudos já tinham sugerido que pessoas com uma dieta sem carne tinham osso mais fracos.
Os cientistas observaram 65.000 voluntários desde 1993 até à atualidade e verificaram que até 2010, os veganos partiram o quadril numa taxa duas vezes superior às pessoas que comem carne nas suas dietas, enquanto vegetarianos e comedores de peixe tiveram um aumento menor no risco, de cerca de 25%. Os veganos também tinham um risco maior de fraturar outros ossos.
Quando as dietas das pessoas foram analisadas, as pessoas que comiam carne consumiram mais cálcio e proteína. O cálcio é um componente importante dos ossos e a proteína pode ajudar na absorção do cálcio dos alimentos.
“A menos que tomem suplementos, é bastante improvável que os veganos ingiram uma quantidade suficiente de cálcio apenas com a dieta”, salientou a autora principal do estudo, Tammy Tong. Os resultados da investigação foram publicados esta semana na revista científica BMC Medicine.
No entanto, os cientistas realçam que é possível que uma dieta vegana nos dias de hoje seja mais rica em cálcio do que era nos anos 90.
“Certamente é possível cuidar dos seus ossos com uma dieta vegana bem planeada, mas as pessoas precisam de informações para fazer escolhas saudáveis”, explicou a nutricionista da Sociedade Vegana no Reino Unido, Heather Russell.