Cientistas descobriram pegadas de um grande dinossauro, possivelmente um titanossauro, no teto de uma caverna no sul de França.
De acordo com o site IFLScience, os investigadores da Universidade de Borgonha — Franche-Comté (UBFC) descobriram as três pegadas de dinossauro durante uma expedição, em 2015, na caverna de Castelbouc, no Causse Méjean, no sul de França.
As pegadas, feitas entre 166 e 168 milhões de anos, estão extremamente bem preservadas e têm cerca de 1,25 metros de comprimento, mostrando que pertenciam a alguns dos maiores dinossauros já conhecidos.
Embora não seja certo qual é a espécie de dinossauro em causa, a equipa de cientistas sugere que pode tratar-se de um titanossauro, um grupo diversificado de saurópodes de pescoço longo que inclui alguns dos maiores animais terrestres já conhecidos.
Mas, nesse caso, como é que as pegadas foram parar ao teto de uma caverna? A resposta está no facto de, naquela altura, este local ter estado na superfície do planeta, mas, com o passar dos anos, os processos geológicos terem enterrado os sedimentos.
“Esta descoberta demonstra o grande potencial de prospeção de cavernas cársticas profundas que, ocasionalmente, podem oferecer superfícies maiores e melhor preservadas do que os afloramentos ao ar livre”, escrevem os autores do estudo publicado, no final de março, na revista científica Journal of Vertebrate Paleontology.