Através de milhares de análises minerais, um grupo de investigadores revelou que a massa da Terra começou a subir acima do nível do mar há cerca de 3 mil milhões de anos.
De acordo uma pesquisa realizada por uma equipa da Penn State University, demorou cerca de 500 milhões de anos para os continentes atingirem as alturas que se conhecem hoje. O estudo que dá conta destas conclusões foi publicado na Earth and Planetary Science Letters.
Os cientistas começaram por aplicar uma análise estatística única às idades de cristalização do mineral zircão, que pode ser datado de forma confiável e é frequentemente encontrado em rochas sedimentares.
Este método mede a quantidade de chumbo numa amostra e calcula a idade do cristal a partir da taxa estabelecida de decomposição do urânio, revela o CienciaPlus.
Os minerais foram originalmente formados em magmas mais antigos, mas, devido à erosão e ao transporte, viajaram em rios e acabaram por ser depositados no oceano, onde se transformaram em rochas sedimentares que ficaram abaixo da superfície.
A idade dos zircões recuperados de amostras individuais de rochas pode ser usada para determinar o tipo de continente do qual foram erodidos, uma vez que a idade dos minerais em rochas no leste da América do Norte é, por exemplo, diferente daquela que se encontra em rochas no Japão, que foi formado por atividades vulcânicas muito mais recentes.
“Se olharmos para o rio Mississippi, este está a erodir rochas e zircões provenientes de toda a América do Norte. O rio recolhe grãos minerais que têm idades entre um milhão de anos e alguns mil milhões”, referiu Jesse Reimink, num comunicado.
O autor do estudo diz ainda que “a pesquisa sugere que assim que os sedimentos começaram a formar-se na Terra, formaram-se a partir de bacias sedimentares com uma faixa etária igualmente grande”.
Os sedimentos são formados a partir do desgaste de rochas mais antigas e carregam a assinatura da massa de terra do passado em cápsulas do tempo, como os zircões. A pesquisa não revela o tamanho total dos continentes primordiais, mas sugere que as bacias hidrográficas em escala moderna foram formadas há mais de 2,7 mil milhões de anos.
A Terra é um planeta que sustenta a vida, em parte por causa da forma como a crosta continental influencia a composição atmosférica e oceânica. Saber como e quando estes processos ocorreram pode dar pistas sobre o processo de criação da vida.