Um dos efeitos da pandemia no cenário econômico pôde ser confirmado nesta terça-feira: a queda do Produto Interno Bruno (PIB) em 2020. Segundo estimativa do Instituto Nacional de Estatística (INE), o PIB nacional teve uma queda de 7,6% no ano passado.
De acordo com o INE, “no conjunto do ano 2020, o PIB registou uma contração de 7,6% em volume (crescimento de 2,2% em 2019), a mais intensa da atual série de Contas Nacionais, refletindo os efeitos marcadamente adversos da pandemia COVID-19 na atividade económica”.
Além disso, o INE apresentou as razões para esta queda histórica: “A procura interna apresentou um expressivo contributo negativo para a variação anual do PIB, após ter sido positivo em 2019, devido, sobretudo, à contração do consumo privado. O contributo da procura externa líquida foi mais negativo em 2020, verificando-se reduções intensas das exportações e importações de bens e de serviços, com destaque particular para a diminuição sem precedente das exportações de turismo”, aponta.