Open Day sobre Turismo de Natureza com agentes do setor e entidades territoriais
reuniram-se esta quinta-feira, 16 de fevereiro, em Baião e Marco de Canaveses, com o
objetivo de se conhecer e fomentar sinergias para qualificar a oferta na região.
Este Open Day surgiu como resultado das sessões de trabalho realizadas pela
Biosphere Portugal ao longo do último ano.
Segundo Cristina Vieira, Presidente do Conselho Diretivo da Associação de Municípios
do Douro e Tâmega, este trabalho teve em vista a capacitação dos agentes do
território do Douro, Tâmega e Sousa para o conhecimento de mercado, para a
sustentabilidade, o trabalho em rede e o marketing digital. Outro dos objetivos deste
projeto passou pela criação de uma identidade corporativa para a marca “Turismo de
Natureza” da região abrangida pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e
Sousa, à qual se deu o nome de “Guided by Nature.PT”.
A iniciativa, que contou com a participação de mais de 30 agentes dos 11 municípios
que integram a CIM do Tâmega e Sousa ligados ao setor do turismo, consistiu numa
visita à Fundação Eça de Queiroz e à Casas de Casinhoto, em Baião, no período da
manhã e, já no período da tarde, decorreu um almoço com visita à Casa do Rio, em
Marco de Canaveses, onde todos os participantes tiveram a oportunidade de trocar
contactos e estabelecer redes de parceria.
Esta atividade surgiu no âmbito do projeto “Valorização, dinamização e promoção
turística da região: Ação 4 – Turismo de Natureza”, promovida pela Associação de
Municípios do Douro e Tâmega, parte integrante da Estratégia de Eficiência Coletiva
PROVERE “Turismo para Todos”, em colaboração com a CIM do Tâmega e Sousa,
cofinanciados pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo
Europeu de Desenvolvimento Regional.