O mandatário da Casa Branca declarou nesta quarta-feira (9) que elevará para 125% a sobretaxação sobre mercadorias provenientes do território oriental. A determinação terá aplicação imediata. O líder estadunidense alegou que a resolução foi tomada devido à “postura desrespeitosa demonstrada pela contraparte asiática em relação ao comércio global”.
Esta ação representa mais um desdobramento do recente conflito econômico entre as duas potências, deflagrado pela política protecionista implementada pela administração norte-americana. No início do mês corrente, a nação do hemisfério norte havia estabelecido novos encargos aduaneiros para quase duzentas nações. Desde então, observa-se uma escalada de medidas retaliatórias entre os envolvidos, com incrementos sucessivos nas barreiras comerciais.
Originalmente, os norte-americanos haviam fixado um tributo de 104% sobre artigos manufaturados no território oriental, que começaria a vigorar nesta quarta-feira. Como contra-ataque, o órgão fiscal da nação asiática comunicou que elevaria para 84% os gravames sobre bens originários da potência ocidental.