O Governo autorizou um reforço de 52,9 milhões de euros para o projeto da Linha Rubi do Metro do Porto, elevando o valor total da intervenção de 435 milhões para cerca de 487,9 milhões de euros. A medida foi formalizada por meio de uma resolução publicada no Diário da República.
Segundo o documento, o aumento de verba deve-se à atualização dos custos com construção civil, equipamentos e sistemas técnicos — incluindo sinalização e o novo Posto de Comando e Controle — refletindo a complexidade crescente da empreitada. Também foram considerados coeficientes de revisão de preços acima do previsto inicialmente.
O montante destinado ao projeto da Linha BRT Boavista–Império, por sua vez, mantém-se em 76 milhões de euros, sem alterações.
Além do investimento principal, a Metro do Porto foi autorizada a assumir despesas adicionais no valor de 2,45 milhões de euros (acrescidos de IVA) para garantir a manutenção do avançado sistema de sinalização da Linha Rubi, cuja operação técnica ainda não tem precedentes em Portugal. Esses custos serão suportados diretamente pelas receitas da empresa, e não por fundos públicos.
A conclusão da nova linha está prevista para o final de 2026. No entanto, fontes ligadas ao projeto já admitem que a ponte da Linha Rubi poderá ficar apenas para 2027, com os acabamentos sendo o principal fator de atraso.