O ano de 2025 marcou o início de uma nova geração de seres humanos, a chamada “Geração Beta”, que abrange os nascimentos deste ano até 2039. Mas o que isso significa?
As gerações sociais, como a Beta, são definidas por características comuns moldadas por contextos históricos, sociais e económicos. Este conceito, originado na sociologia, analisa como eventos influenciam comportamentos e valores ao longo do tempo.
As gerações sociais no mercado de trabalho
BABY BOOMERS (1947-1963)
Procuram estabilidade no trabalho e na vida pessoal. Sentem-se desafiados pelas rápidas mudanças tecnológicas, tendo adotado a tecnologia numa fase mais tardia. Preferem fontes tradicionais de informação, como a televisão.
GERAÇÃO X (1964-1983)
Valorizam a independência e o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Adaptam-se bem às mudanças e têm uma atitude aberta em relação ao empreendedorismo.
MILLENNIALS (1984-1994)
Buscam experiências significativas, valorizam a flexibilidade e a inovação no trabalho. Procuram alinhar os seus valores pessoais com os objetivos profissionais.
GERAÇÃO Z (1995-2009)
Nativos digitais, preferem modalidades de trabalho mais flexíveis e híbridas. Dão prioridade a valores como saúde mental, diversidade e autenticidade.
GERAÇÃO ALPHA (2010-2024)
Extremamente conectados, estão habituados a atividades remotas e têm grande facilidade em lidar com vastos fluxos de informação.
GERAÇÃO BETA (2025-2039)
A primeira geração pós-Covid-19 crescerá num mundo com maior integração da inteligência artificial, onde o trabalho remoto estará amplamente difundido, enfrentando ao mesmo tempo desafios climáticos significativos.
Como compreender cada geração pode ajudar na vida profissional?
De acordo com Sophia Utnick-Brennan, empresária brasileira de renome nos Estados Unidos, compreender como cada geração pensa e age é essencial para o crescimento na vida profissional.
“Compreender as características de cada geração é crucial para empresas e profissionais. Para as empresas, isto permite uma melhor compreensão dos consumidores e a criação de produtos e campanhas mais eficazes. Para os profissionais, conhecer as gerações facilita a comunicação no ambiente de trabalho, promovendo interações mais respeitosas e produtivas.”
“Este entendimento melhora as relações e contribui para a criação de um ambiente de trabalho mais colaborativo, onde todos conseguem conectar-se melhor e alcançar melhores resultados”, explica Sophia Utnick-Brennan.