“A Comissão Europeia pretende impulsionar a economia europeia ao redirecionar as poupanças dos cidadãos da UE para investimentos, de forma a manter a competitividade no cenário global.
A Comissão Europeia revelou esta segunda-feira um plano para canalizar de forma mais eficiente até 10 biliões de euros de depósitos bancários em todo o bloco para investimentos estratégicos urgentes. ‘Atualmente, poucos cidadãos europeus obtêm um retorno decente das suas poupanças, pelo menos não de forma simples e eficiente em termos de custos,’ afirmou a comissária europeia para os Serviços Financeiros, Maria Luís Albuquerque, aos jornalistas em Bruxelas. ‘Isto é lamentável e representa uma perda para todos nós,’ acrescentou.
Não falta capital na UE: as famílias europeias poupam 1,4 biliões de euros por ano, em comparação com 800 mil milhões de euros nos EUA — no entanto, 300 mil milhões de euros dessas poupanças europeias fluem para mercados fora da UE anualmente.
A proposta União de Poupanças e Investimentos (UPI) visa aproveitar estas oportunidades perdidas, melhorando o direcionamento das poupanças para investimentos produtivos, libertando todo o potencial dos mercados de capitais do bloco para empresas e cidadãos.”